segunda-feira, 28 de março de 2011

A Puxada de cavalos aconteceu novamente no dia 27/março, na rua Ribeirão Souto, em Testo Central.

Foto: Jaime Batista da Silva


Como fazemos a 4 anos, as ONG’s AMA BICHOS de Pomerode e voluntários da APRABLU de Blumenau estiveram no local com faixas e cartazes pedindo o “Fim da Puxada em Pomerode”.
Perto das 9h de domingo estávamos lá de novo, na mesma esquina. O motivo? Será sempre a odiosa puxada de cavalos que nos levará a passar um domingo longe de nossas famílias.
Armados de faixas nos colocamos a postos. Minutos depois inicia uma romaria de carroças, para nossa surpresa são os organizadores da maldita puxada que em atitude de afronta desfilam a quase 2km do evento para nos intimidar. O efeito disso? Mais vontade de ficar.
A polícia já estava a postos, com certeza mais de 20 PM's fizeram a segurança, de quem?
A presidente da AMA Bichos, Lucienne Sprung, avaliou a manifestação positivamente, já que nenhuma ação violenta aconteceu, “apesar de sermos sempre muito ofendidas, isso não nos deterá na intenção de protestar contra essa prática odiosa contra cavalos. A intenção da manifestação é chamar a atenção das pessoas para esse crime que acontece em Pomerode”.
Recebemos muitos cumprimentos da população local que parou para confraternizar e assinar um abaixo assinado por uma lei estadual que impeça essa prática.
Na entrada da rua aconteceu uma blitz da polícia militar, que parou e vistoriou automóveis (inclusive muitos foram comprar extintores de incêndio que estavam vencidos). E alguns carros foram guinchados por irregularidades.
A exigência de guias de autorização da CIDASC foi exigida, mas os manifestantes notaram irregularidades inclusive de quem tinha tal autorização, como um caminhão tipo “baú” transportando 2 cavalos. O mesmo caminhão estava sem as guias de vacinação, mas os cavalos competiram. Não acreditamos na fiscalização realizada por veterinário pago pelos organizadores. As regras são toscas e não são aplicadas.
O evento puxada já não conta com tantos adeptos, é perceptível o baixo número de participantes.
O que deixa ativistas espantados é a conivência dos poderes constituídos pois o uso de tapas, socos na virilha,chicotes e berros, em frontal desrespeito à legislação. No ano passado manifestantes foram parar no hospital com graves lesões e os agressores ainda não foram punidos.
Segundo o processo que corre no Forum de Pomerode os agressores(organizadores da puxada) também estão processando os ativistas (mulheres) dizendo-se agredidos fisicamente. Seria cômico se não fosse trágico.


Foto: Jaime Batista da Silva

Esse é um dos agressores que responde judicialmente, mas que também alega que agredimos ele fisicamente.
Quem ainda duvida basta olhar as filmagens.  Foto: Bárbara Leprecht

Este é o caminhão que transportava 2 cavalos. Sem guia de vacinação (segundo a Polícia Militar).
A CIDASC permite esse transporte? 

Descendentes de índios de Ibirama que moram em Pomerode fizeram questão de mostrar sua indignação com as agressões aos animais. Foto: Bárbara Leprecht

Foto: Jaime Batista da Silva

Foto: Jaime Batista da Silva


Foto: Jaime Batista da Silva

Foto: Sueli Amaral.

Foto: Jaime Batista da Silva

Nenhum comentário: