terça-feira, 22 de setembro de 2009

Isso precisa acabar!



Eis o relato de alguém que não sabia do que se tratava a tal puxada de cavalos, prática criminosa que acontece ainda na linda Pomerode.

O dia começou chuvoso e sombrio, era como se anunciasse o que viria pela frente.

Neste domingo (23/08), seguimos em direção a Pomerode, onde nos encontramos com voluntários da Ama Bichos, ONG de proteção animal da cidade, para protestar contra uma crueldade que acontece em forma de festa, a chamada Puxada de Cavalos - competição tradicional em cidades do Vale do Itajaí na qual cavalos são submetidos ao arrasto de cargas que ultrapassam seus limites físicos.

Visitamos o local da referida festa de manhã, e dezenas de cavalos já estavam lá. Alguns deles estavam na "arena" sendo aquecidos como brinquedinhos puxando já 1 tonelada, num terreno lamacento e escorregadio, para estarem prontos para a tortura que aconteceria logo à tarde.

Depois das 13h o local começou a encher. Pessoas de todas as idades estavam lá para "prestigiar" um espetáculo do mais puro sadismo. É lamentável que pais levem seus filhos, inclusive bebês de colo, para estes locais, incentivando que esse tipo de comportamento infelizmente se perpetue.

Como fomos ameaçados 2 vezes, solicitamos que a Polícia Militar fosse conosco até o local para garantir que o nosso protesto fosse pacífico e também para verificar com a organização se o veterinário estava lá, conforme exigência da lei. Porém fomos informados que essa fiscalização não é obrigação da PM e que aos olhos dela aquilo que estava acontecendo não era maus-tratos ou crueldade com os cavalos. E ainda disseram que não iriam conosco pois "nós não fazemos segurança particular", entre outras coisas que demonstraram uma grande falta de preparo desta polícia, que naquele momento só contava com 1 viatura disponível na cidade toda.

Inconformados com tamanha má-vontade e incompetência, alguns voluntários retornaram à Puxada, mas sequer conseguiram descer do carro, diante das ameaças que continuavam. Os policiais resolveram dar uma passadinha no local da "festa". E constatamos que alguns participantes os cumprimentaram e eles retribuíram com acenos e palavras, demonstrando a mais pura conivência com aquele show de horrores.

O protesto aconteceu a 3 km do local, na entrada da estrada que leva até a Puxada, para garantir a nossa segurança, já que muitos participantes estavam embriagados e dispostos a partir para a violência física.

Eu consegui conversar com o organizador, que obviamente não sabia quem eu era, que contou estar desconfiado com tanta coisa que estavam tentando fazer contra "esta festa tão bonita", que não via como uma coisa ruim, pois ali era só uma brincadeira e que seus cavalos adoravam. Tive que engolir em seco, pois estava ali como uma suposta participante. Pouco depois de ter conversado com este senhor, o presenciei esmurrando seus cavalos para que puxassem 2,6 toneladas!

Jamais vou esquecer das horas que fiquei presenciando aquele sofrimento explícito. Os cavalos são expostos a esforços sobrenaturais, monstruosos, desumanos, impulsionados por gritos, tapas, socos, chutes e até chicotadas, e as cargas chegam até 3,5 toneladas! É notável que as patas e articulações ficam inchadas, os músculos ficam tão estafados que os cavalos apresentam dificuldades para caminhar. As dores devem ser proporcionais a toda crueldade que lhes é imposta, inexplicavelmente, por pessoas que dizem amá-los. Isso é amor?

Que tipo de brincadeira é essa em que o participante é machucado propositalmente, submetido a um esforço excessivo? No evento anterior, quando dois cavalos foram obrigados a puxar 3,5 toneladas, um deles teve fratura exposta e teve que ser sacrificado!

Você gostaria de participar dessa brincadeira?

Depois de presenciar tantos atos bestiais regados por bebida alcoólica e seguidos por aplausos e gritos de aprovação, nos retiramos decepcionados com a capacidade destrutiva e cruel dessas pessoas ignorantes e sem compaixão.

É preciso salientar que tudo isso acontece debaixo dos olhos do Poder Público, que não se posiciona e não toma nenhuma atitude. E que esse evento foi autorizado pela CIDASC, que não enviou fiscalização ao local ou sequer disponibilizou um telefone de plantão para eventuais denúncias.

É chegada a hora de refletirmos até onde a tradição é usada para justificar crueldade, maus-tratos e até autopromoção através desses atos monstruosos. E mais, é preciso AGIR para que isso jamais se repita!

VAMOS DAR UM BASTA À PUXADA DE CAVALOS!

As fotos revelam o olhar desses animais, o semblante de dor e sofrimento, as musculaturas estafadas, as articulações inchadas e lesionadas. Tudo apenas para divertimento e para satisfazer o ego dos seus proprietários.

E sinceramente, as fotos e os vídeos não conseguem demonstrar 50% do que realmente é esta “tradição”. Será difícil “digerir” tudo que presenciei.

Viviane Cerioli – voluntária OBA!

www.obafloripa.org

Um comentário:

Anônimo disse...

Absurdo!!!
e se dizem dotados de inteligência!!
Porque não fazem uma festa beneficiente? ou porque não usam as pessoas que tanto adoram a festa para puxar as toneladas? que isso? não querem puxar as toneladas??? mas é apenas uma brincadeira!!! pimenta nos olhos dos outros é refresco não é? INACREDITÁVELLL! Engraçado que o governo para cobrar impostos são bem eficientes!!!