terça-feira, 16 de março de 2010

Bons Ventos!

REUNIÃO COM PROMOTORES DE JUSTIÇA DO MPSC

Dia 12/03/2010 o Instituto Ambiental Ecosul se reuniu em seu escritório em Florianópolis com os Promotores de Justiça Júlio Fernandes e Simone Cristina Schultz das comarcas de Lauro Müller e São Francisco do Sul respectivamente.
O Promotor Júlio Fernandes se mostrou preocupado com a situação dos animais em Lauro Müller e municípios limítrofes, contatou com a Promotora Simone Schultz que sugeriu que o mesmo buscasse apoio e assessoria do Ecosul para verificar a possibilidade de iniciar na região um programa humanitário similar ao em desenvolvimento em São Francisco do Sul.
Na reunião, o promotor relatou os principais problemas no município e solicitou informações sobre o que pode ser feito para minimizar as zoonoses, o sofrimento dos animais e os riscos às pessoas.
Halem Guerra apresentou os trabalhos da entidade, esclareceu que as medidas que vem dando resultados não são isoladas, mas parte de um programa e sugeriu que o Promotor convoque uma reunião com representantes do poder público municipal, veterinários e outros interessados, quando o Ecosul apresentará os programas humanitários desenvolvidos em outros municípios e se possível a criaçao na ocasião um grupo interdisciplinar para elaboração de legislação municipal e estabelecer as primeiras ações.
Luiz Fontanela propôs a convocação de uma audiência pública quando a comunidade e todos os demais segmentos terão oportunidade de se manifestar sobre o assunto e Silviane Mafalda ressaltou a importância da educação como forma de sensibilizar e mudar a cultura das pessoas com respeito a propriedade responsável e o respeito aos animais.
A promotora Simone Schultz relatou os avanços obtidos na área em São Fco. do Sul, destacou que foram providências de custo baixo comparativamente aos benefícios resultantes para animais humanos e não humanos e convidou seu colega de Lauro Müller para conhecer o Centro de Bem-estar Animal e o Castramóvel em funcionamento na sua comarca. Halem recomendou também que o Promotor visitasse as instalações e e conhecesse o trabalho da Coordenadoria Municipal de Bem-estar Animal de Florianópolis.
Com a iniciativa do Promotor de Justiça Júlio Fernandes, Lauro Müller se agrega à uma frente intermunicipal composta por várias Promotorias de Justiça do MPSC na busca de solução para os problemas criados pela irresponsabilidade dos cidadãos e pela inoporância oficial na área de controle de zoonoses e bem-estar animal em Santa Catarina.
Ao final, o Ecosul entregou ao Promotor Júlio, um kit com diversos CDs. e DVDs. com programas do Ecosul e da WSPA e folders, cartazes e outros materiais informativos.

Fonte: Instituto Ambiental Ecosul
Fone: 48-9934.0880

Nenhum comentário: