quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como aconteceu a denúncia no Rega II


A denúncia nos chegou dia 29/12/2012 e a Ama Bichos não contava com carro para ir ao local, por isso, repassou para a vigilância sanitária.  Então dia 30 denunciou ao MP e a Promotora acionou uma viatura para acompanhar as voluntárias da AMA e a Diretora da vigilância sanitária ao local. O dono não estava em casa e foram feitas fotos e o MP redigiu um termo circunstanciado. O que deve ser esclarecido é que AMA foi ao local (na casa do denunciado) no dia 05/12/2012 em 4 carros com caixas transportes e voluntários para retirar 31 animais,  para levá-los a uma escola desativada que o prefeito Paulo havia mandado  limpar, lá chegando já se encontrava no local Vigilância Sanitária, a CIDASC e uma viatura da P.M.

O que ocorreu em seguida e pegou todos de surpresa, pois o dono dos cachorros só queria doar 5 cães e a AMA insistiu que todos estavam em situação de maus-tratos, pois o laudo da veterinária da CIDASC  havia fotos no terreno até de filhote morto. O denunciado falava que não podia dar todos, pois tinha filhotes e queria vendê-los. A AMA então se retirou e não havia necessidade de falar com outros voluntários porque todos foram favoráveis à decisão, e hoje corre de boca em boca sobre os custos desses 9 cães e a pergunta que não quer calar onde ficaram os outros pobres animais? Pois se eram 31 animais, onde estão os 22 restantes?

Não esquecendo que AMA Bichos em 2007 já tinha ajudado esse cidadão com ração e tratamento veterinário e acolhido 8 cães em péssimo estado , para comprovar AMA tem 2 laudos de veterinários e não sofreu punição e sempre passava pelo local e denunciava o acúmulo de cães e a sujeira na casa. A vigilância sanitária foi ao local com veterinário e em 21/02/2011 um laudo veterinário descreve na íntegra as condições dos animais e o local. A Vigilância sanitária esperava que somente conversando, o cidadão iria cumprir com suas obrigações. Mas ele ficou inerte ao problema. Quanto ao local, foi a Juíza que determinou um abrigo público ou particular para os cães. Querer colocar responsabilidade sobre uma associação sem saber os fatos e cobrar para que ela seja responsável por uma política pública que é de obrigação do órgão público sem apoio e ajuda financeira, isso me lembra muito do caso da puxada quando nós fomos agredidas e acusadas de denegrir a cidade. A AMA Bichos nasceu para contribuir com o bem-estar animal e orientar. Esperávamos apoio e lá se foram 6 anos.
Por Rosália Marçal. 






Nenhum comentário: