quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CARTA À VEJA SP

A propósito da matéria publicada na revista Veja SP, no "Especial Bichos"
http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/2135/especial-bichos-2135-506095.html, a ativista Nina Rosa Jacob enviou a seguinte mensagem:


Senhores,
Lamentável o elitista Especial Bichos publicado na Veja São Paulo em 21 de outubro.

Lamentável para os animais, que não são elitistas e nem sabem o que é isso, e muitas vezes nem apreciam os excessos humanos a que são submetidos e os descaracterizam como animais que são.
A questão polêmica da matéria é a idéia errônea que ela transmite sobre o respeito e a responsabilidade necessárias para ser guardião de um animal de estimação. Nada a ver com quartos cheios de roupa e brinquedos, xampus importados e outras futilidades, que podem significar muito para a pessoa, como promoção social, mas que certamente significam muito pouco ou nada para o animal.
A matéria Especial Bichos, quando sai em busca de exageros e excessões, vem atrapalhar todo um trabalho protecionista voltado para os animais "de rua", "abandonados" ou "sem lar", que só na cidade de São Paulo são estimados em 60.000.

A reportagem apresenta uma figura distorcida do que é ser o guardião de um animal e do valor monetário exigido para ter um companheiro fiel.
As ONGs de proteção que abrigam animais e as protetoras independentes estão abarrotadas de fillhotes e adultos, produto de abandono e maus-tratos de guardiães inconsequentes e mal informados.
Um especial sobre bichos que se preze, poderia sim, ser muito útil, tanto para os humanos quanto para os animais em situação de risco, incentivando a compaixão e adoção; valorizando os de raça não definida, e o árduo trabalho de quem se dedica a equilibrar a balança da justiça e do bem, neste mundão de valores tão comerciais.
Se a Redação não tem idéias de pauta para ajudar, poderiam ao menos não atrapalhar.
Cordialmente,
Nina Rosa Jacob



A AMA Bichos apoia Nina Rosa Jacob porque é preciso conscientizar.

Um comentário:

Nati - Mãe Cão Mãe Gato disse...

Parabéns pelo trabalho. Muito lindo! Me tornei seguidora. Abraço