sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nós estávamos lá! Foi bárbaro!











A solenidade foi uma proposição da Deputada Ana Paula Lima, na Assembléia Legislativa de SC e prestou uma homenagem ao Movimento Catarinense de Bem-estar Animal, pelas ações em defesa dos direitos dos animais e pelo respeito a todas as formas de vida.

A solenidade foi realizada na noite do dia 7/7 e homenageou as ONGs e protetores independentes que atuam em defesa dos direitos dos animais de Santa Catarina. Foi muito emocionante, pois é um reconhecimento do trabalho feito em prol dos bichos e foi fundamental para comprovar a força e união do movimento de proteção animal no Estado e cobrar do poder público a aplicação das leis e ações efetivas urgentes para que os animais sejam tratados com mais responsabilidade, dignidade e respeito.


A AMA Bichos de Pomerode estava representada pela presidente, Lucienne Sprung, e as voluntárias Maike Harnish e Heike Weege.


"Por mais que algumas autoridades de Pomerode queiram transformar a puxada em evento turístico, a maioria das pessoas considera isso uma atrocidade, estamos no caminho certo e não vamos desistir", afirma Lucienne Sprung.

A puxada realizada em Pomerode foi motivo de revolta das associações presentes e também de autoridades como a deputada Ana Paula Lima e o promotor de justiça Luiz Eduardo Souto - coordenador do centro de apoio operacional ao meio ambiente do Ministério Público.



A AMA Bichos foi fundada em 2006 e já salvou mais de 400 cães e gatos, encaminhando-os para a adoção responsável. Além de fazer campanhas de castração e de conscientização nas escolas. Sempre com muita dificuldade, pois não recebe verbas públicas ou subvenções sociais.

A caminhada é longa e árdua, mas iniciativas como esta levantam o moral e acalentam um pouco o coração de quem se dedica a ajudar "nossos irmãos menores", como disse Bárbara Lebrecht (presidente da Aprablu) em seu emocionante discurso.

Para a gerente da Sociedade Mundial de Proteção aos Animais (WSPA), Elizabethe Macgregor, muito ainda precisa ser feito para que todas as espécies de tratamento aos animais possam ser iguais. “Há mais de 28 anos, estamos promovendo o bem-estar animal, a partir de um trabalho concentrado em regiões do mundo onde há poucas formas, ou sequer alguma, de proteção animal”, observou. Para garantir a proteção de todas as espécies, Elizabethe informou que o trabalho desenvolvido pela WSPA está concentrado em quatro áreas prioritárias: animais de companhia; exploração comercial de animais silvestre; animais de produção; gerenciamento em caso de animais atingidos por desastres.

Membro da Associação Protetora dos Animais de Blumenau, Barbara Lebrecht falou em nome dos homenageados. Para ela, reconhecimentos como a homenagem servem de apoio e incentivo aos voluntários. “Encarar a dura realidade de abandono dos animais faz com que tenhamos coragem de acordar todos os dias e sair em defesa e em busca de abrigo para os animais abandonados. Buscamos incansavelmente atender a todos, mas nem sempre conseguimos”, lamentou.


O coordenador da Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais e do Instituto Ambiental Ecosul, Halem Guerra, por sua vez, observou que a iniciativa do segmento de retirar animais das ruas representa uma importante contribuição para a população, evitando a transmissão de doenças. “Esse é um movimento planetário que ganha força a cada dia, por isso temos que investir maciçamente neste trabalho”, disse.

Foi o momento de alertar o Legislativo Catarinense, a sociedade e os demais segmentos públicos, privados e não governamentais, sobre as dificuldades enfrentadas pelo movimento em regime de voluntariado, para minimizar os graves problemas de zoonoses, descontrole populacional de animais domésticos, caça, aprisionamento e extinção de animais silvestres, maus tratos e crueldade aos animais em geral, devido à ausência de políticas públicas e programas educativos na área e falta de envolvimento dos organismos oficiais.

Durante o evento foi lançada oficialmente a campanha pela criação da
Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos dos Animais do Ministério Público de Santa Catarina.

Um comentário:

Veronica disse...

Admiravél o trabalho realizado pela AMA Bichos de Pomerode,tendo como presidente, Lucienne Sprung.Parabéns por esse belíssimo e árduo trabalho,mas saibam q com certeza seram muito abençoados.Desejo q consigam mais e mais apoio para resolver ou pelo menos amenizar os graves problemas com nossos animais.
AMOS ANIMAIS!!!E por acaso Lucienne Sprung é minha Tia materna,sou muito orgulhosa com o q ela faz.Se morasse em Pomerode com certeza estaria ajudando,mas moro em Fortaleza(CE) e aqui faço o q posso para tb ajudar .PARABÉNS AMA!!!Verônica Arruda