quarta-feira, 24 de agosto de 2011

E se não existissem protetores de animais?


   Esses dias, entrando em uma loja fui obrigada a escutar uma conversa entre duas pessoas que denegriam o trabalho dos protetores e ainda sugeriam que ONG’s de defesa animal eram tudo fachada para ganhar dinheiro. Como eu não queria cometer um duplo homicídio, decidi falar somente antes de sair e deixei uma pergunta no ar para as duas criaturas: E se não existissem protetores, ONG’s e afins, vocês iriam culpar quem por existir tantos animais nas ruas?
   A maioria das pessoas, quando vê um animal vagando liga para uma ONG ou alguém que, de forma independente e com recursos próprios resgata animais, exigindo que venha buscá-lo imediatamente, e se a resposta for negativa são proferidos os mais diversos xingamentos, ofensas e frases que indicam que estamos deixando de fazer nossa obrigação. 
   É incrível como as pessoas distorcem o significado da palavra ‘voluntariado’, e encubem a nós uma responsabilidade que é da pessoa que abandonou o animal, esse sim é o culpado pelo peludo estar na rua,  por deixar sua cadela ou gata ter crias consecutivas e depois jogá-los por aí, por permitir que seu cão ou gato dê voltinhas fazendo filhotes na vizinhança expondo-os a perigos inimagináveis, por atropelar um bichinho e não prestar socorro, é  para essa criatura que se deve ligar, e fazer-lhe ouvir tudo que nos é dito injustamente.
  Saiba que não somos empregados de ninguém,  não existe a profissão “protetor de animais”, ninguém recebe salário para isso e nem verba governamental, ainda mais porque não existe lei de incentivo fiscal que conceda descontos em impostos no caso de contribuição para ONG de proteção de animais domésticos.
   É como culpar o rio pela enchente e não os verdadeiros causadores das circunstâncias: as pessoas que entopem de lixo as águas, destroem as matas ciliares e habitam áreas de proteção.
   Somos todos voluntários por amor, por acreditar que juntos podemos fazer um futuro melhor, por não conseguir ver a incompetência do Poder Público em lidar com a situação dos animais abandonados, por lutar contra a negligência  dos governantes com a causa animal, mas principalmente por programas de esterilização gratuitos, pela conscientização da população e criação de leis mais punitivas e eficazes.
   E jogo a bola para você agora, já parou para pensar nisso?
Então antes de nos criticar, pesquise e reflita sobre o problema, cobre a mudança na realidade sofrida desses animais de quem realmente deveria estar fazendo alguma coisa, mas prefere ser omisso: GOVERNO e Ministério Público.     Seja da Prefeitura, do Estado ou do País. É para os administradores públicos que  se deve ligar, são os vereadores e prefeitos que deveriam ouvir essas atrocidades, são eles que podem modificar a situação.
   Seja o exemplo, sempre adote e castre seus animais, comece a conscientizar as pessoas ao seu redor, mude o “mundo” que está ao seu alcance. Denuncie abusos, abandono e maus-tratos na delegacia mais próxima, patrocine e participe de campanhas e projetos em prol dos animais, junte-se a nossa luta.


Fonte:
www.obafloripa.org

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, estou entrando em contato devido a um caso que tentei solucionar sozinha mas não consegui, minha última tentativa foi na sexta e sem sucesso. Após os móveis Porath, logo que acaba o asfalto e começa a estrada de barro, tem uma casa bem na frente, sem reboco, apenas de tijolos, nessa casa a higiene é mínima, muito suja e inclusive a vigilância sanitâria já foi lá, mora lá uma mulher com bebê que fica dia inteiro largado e mais filhos e no fundo da casa dois cachorros na sujeira, muito magros, sem agua e nem comida e no sol dia todo. Tentei soltar eles na sexta, mas sairam de casa e me viram, inclusive o morador fica o dia inteiro trancado na casa, ela nunca está aberta, atitude muito suspeita. Acho que não conseguirei libertar esses cachorros sozinha, ainda são filhotes mas se continuarem lá tem os dias contados. Suplico ajuda a vocês...Obrigado

Anônimo disse...

Parabens, é isso ai! as pessoas insistem em achar que voluntario tem obrigação de fazer as coisas por eles. engolimos disaforo por amor aos pobres animais que não tem culpa. e ainda exigem que a gente trabalhe 24 horas por dia 7 dias por semana, enquanto alguns acomodados não estão nem ai pra nada, ainda tiram crias pra vender... enquanto eles ganham 800,00 num filhote, nós nos matamos pra fazer rifas e angariar fundos pra castrar os filhotes dessas crias que mais tarde são abandonados. não compre animais, você não sabe de que forma eles foram gerados, e nem a situação em que eles vivem. ADOTE. não incentive a PROCRIAÇÃO DE ANIMAIS PARA VENDA! ELES NÃO SÃO MERCADORIAS, SÃO SERES DE DEUS.